Seguidores

sábado, 3 de março de 2012

PINTURA EM CERÂMICA -TEMA COFRINHO EM PATCHWORK-IMITAÇÃO DE TECIDO.

Olá minhas amigas!!!!Hoje vou postar uma técnica de pintura em cerâmica que dá um efeito muito alegre e pitoresco e que pode ser aplicada em peças de gesso também,dá um efeito na peça de tecido costurado,fica com um lindo colorido e alegra qualquer ambiente,pintei dois cofres e uma patinha porta ovos, de cozinha,ficou muito fofo!!!!Aproveitei o calorrrrr de hoje....a tinta secou rapidinho!!!rsss..Bem vamos aos materiais!!!


MATERIAL:1 peça de cerâmica, ou de gesso se preferir,tinta pva latéx branca,tinta pva plástica fosca nas cores vermelho fogo,verde musgo,lilás,azul escuro, azul bebê,rosa chá,amarelo ouro ,ocre,preto, laranja,verde claro,marron(solúveis em água e da marca acrilex),verniz geral( da acrilex),thinner para limpeza do verniz,panos, pincéis,pote para água.


PROCEDIMENTO:

1-Passe na peça toda 1 demão de tinta pva latéx branco na peça toda intercalando secagem entre as mãos.
2-Agora com as tintas pva coloridas divida a peça toda em pequenos pedaços como se fossem retalhos de tecido um de cada cor e sempre lavando os pincéis na troca das cores para não manchar a peça,dê 1 demão para cada cor,pinte primeiro as cores claras ,depois as escuras, pois a escura cobre a clara mais facilmente em caso de erro,faça esta divisão na peça toda e deixe secar por 1 hora.
3-Agora com cores diferentes e invertidas faça o estampadinho em cada  espaço colorido ,por exemplo:flores, bolinhas,caracóis,listras,xadrez,corações,enfim solte a sua imaginação(observe a foto)após estampar a peça toda deixe secar por 1 hora.Esta etapa de estampar a peça é um pouco demorada mas se estiver calor ela seca rápido e fica fácil de concluir o trabalho,e vale a pena o resultado!!!
4-Agora com o pva preto vc vai dar o acabamento na peça,faça nas bordas dos espaços coloridos com um pincel bem fininho e redondo (número 0)os pontilhados,imitando a costura do tecido,aí entra a graciosidade do trabalho,dá impressão que está todo alinhavado,fica uma graça!!!Faça isso em todas as divisões da peça.Deixe secar por mais uma hora.
5-Novamente com a tinta preta,aqui nesta peça pintei o local onde são depositadas as moedas, ou seja a boca do cofre e tambem a sua base,dei uma demão,finalizando esta etapa do trabalho.Deixar a peça secar por 2 horas.
6-Agora certifique que a peça esta completamente seca e aplique nela toda 1 demão de verniz geral,intercalando secagem entre as mãos,deixe secar 12 horas para manuseio,e assim finaliza o seu trabalho.





Bem amigas,aqui finalizamos mais uma técnica de pintura,espero que tenham gostado,eu achei simples e bonita e pode ser aplicada em vários temas,principalmente em utilitários de cozinha como:porta talher,porta guardanapos,galinhas porta ovos,enfim o que sua imaginaçao quiser!!
Boa pintura a todas,qualquer dúvida deixe recadinho,ok?Muitos Beijosss!!!

6 comentários:

  1. Todos trabalhos lindos!Parabéns!Tenha ótimo fds, fique com Deus,bjss.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! lindo esses vasos!! Por coincidência eu fiz um vaso nesse estilo.Dê uma olhadinha na foto no meu Blog ainda em construção, 'silvaniamaiaartes'
    E meu nome é Silvania:)

    ResponderExcluir

Visite e deixe seu comentário,pois ele é muito importante pra mim!!POIS UM BLOG SEM COMENTÁRIOS FICA SEM VIDA...COMENTE!!
Não faça comentários anônimos,deixe seu nome no início,comentários anônimos não serão POSTADOS.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.