Seguidores

sábado, 3 de março de 2012

PINTURA EM MDF-TÉCNICA CRAQUELÊ- TEMA:CAIXA LILÁS

BOA NOITE A TODAS!!!Esta é a segunda técnica que estou postando hoje,desta vez pintura em mdf,uma caixa lilás com violetas e com  combinações de cores entre o branco e o lilás,as violetas pintei na tampa,laterais e na moldura do espelho,gostei do resultado e acho que voçes irão gostar também !
Então vamos aos materiais!!








MATERIAL:1 caixa de mdf,tinta pva plástica fosca nas cores:lilás, branca,verde musgo,marron,
amarelo,1 kit craquelê incolor,1 bisnaga de tinta á óleo violeta cobalto,secante de cobalto,verniz geral,(todas as tintas da marca acrilex),água raz para limpeza,panos limpos,pincéis,godê.








PROCEDIMENTO:
1-Lixe a caixa com lixa fina e retire o pó com trincha seca.
2-Com a tinta pva branca apliquei nas laterais da caixa,tampa ,base e partes da divisória que divide o porta jóias por dentro,dando 2 demãos,com intervalo de secagem para cada mão,aguarde secagem completa.
3-Agora com a tinta lilás pintei parte do meio da lateral,o fundo da caixa,o fundo da divisória,o porta anel e amoldura do espelho da parte externa da caixa,dando 2 demãos para cada local pintado,com intervalo de secagem.
4-Após seca vamos as flores:com as tintas pva,sendo amarelo para o miolo,lilás para as violetas,verd
musgo para as folhas e marron para os galhinhos e branco para os raminhos,pintei a borda datampa
da caixa e as duas larerais da frente da caixa que pintei de branco,fazendo uma composição entre o branco e o lilás,observo que aqui pintei violetas mas vc pode pintar a flor que quiser,desde que combine -as com o fundo escolhido para a sua caixa,Ok?continuando:dentro dela tem um espelho e
nesta moldura pintei as flores de branco novamente contrastando as cores.Deixe secar por 12horas.
5-Agora vamos para o craquelado:Apliquei o verniz base 1 em toda tampa da caixa e nas laterais e na base da mesma ,só do lado de fora,deixe secar por 1 hora.
6-Após seco aplique o verniz craquelador emcima dando 1 mão e aguarde a secagem de 1hora,após este intervalo vc vai notar as rachaduras da peça,deixe secar por 12 horas.
7-Agora no godê misture uma parte de tinta óleo violeta com algumas gotas de secante de cobalto formando uma pasta,faça uma  quantidade só para passar sobre o craquelado,é difícil caucular a quantidade exata ,mas não prepare muito pois o que sobra resseca,Ok?,passe  esta mistura sobre o craquelado e limpe em seguida com pano limpo retirando o excesso e dando destaque as rachaduras da peça,ficou lindo!!!(veja as fotos, as rachaduras ficaram em tom de violeta).Deixe secar por 12horas.
8-Agora para finalizar o trabalho passe 1 demão do verniz geral em toda a caixa,dentro e fora e também na divisória dando brilho e resistência á pintura ,intercalando secagem.Deixe secar por 12horas para manuseio.
Obs: Esta técnica pode ser aplicada em diversos tipos e modelos de caixas e em diversas cores é só combinar os tons e as cores,então solte a imaginação,escolha a sua e BOA PINTURA!!!Beijos a todas!!!!



2 comentários:

  1. Olá Silvana!!! Muito obrigada pela visitinha no meu blog!!!! Seus trabalhos são incríveis!!!Eu amo essas caixas pintadas,são muito lindas!!! Parabéns!! Que Deus continue te abençoando sempre!! Bjs carinhosos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kátia,eu adoro seu trabalho também,vc é muito caprichosa!!!!Bjssss no coração querida!!!

    ResponderExcluir

Visite e deixe seu comentário,pois ele é muito importante pra mim!!POIS UM BLOG SEM COMENTÁRIOS FICA SEM VIDA...COMENTE!!
Não faça comentários anônimos,deixe seu nome no início,comentários anônimos não serão POSTADOS.