Seguidores

domingo, 4 de março de 2012

TÉCNICA :BARROCO CONTEMPORÂNEO -TEMA :BEIJOCA

Olá queridas amigas!!!Em primeiro lugar quero agradecer pelos elogios e comentários que voçes estão deixando ,tanto no blog como  no Orkut,fico muuuuito feliz!!!!Tenho muito prazer em ensinar,e espero estar conseguindo agradar a todas!!!Deixo aqui o meu muito obrigado a todas !!!!
Hoje vou ensinar uma técnica de pintura Barroco Contemporâneo,tem estilo envelhecido só que com brilho,aqui pintei um casal de namorados que eu adoro!!!!Ele é muito delicado!!!È uma técnica que pode ser executada em vários modelos de peças,eu já pintei anjos,santos,colunas,peças temáticas e até bruxinhas..rsss...,ficou uma graça!!!Então vamos á nossa aula!!!






MATERIAL:1 Peça de gesso de sua preferência,Tinta pva latéx  na cor camurça(esta vai servir de fundo para a pintura),Tinta pva plástica fosca branca e preta(da acrilex),Tinta a óleo de bisnaga nas cores:Magenta,vermelho fogo,azul cerúleo,azul da prússia,violeta,marron van dick,terra verde e sombra queimada(da marca acrilex)(solúvel em água raz),goma laca incolor(solúvel em thinner)(da marca acrilex),purpurina ouro rico(encontra-se em papelarias),Betume(da acrilex,solúvel em água raz),secante de cobalto(da acrilex),panos limpos,pincéis,godê e agua-raz para limpeza.



PROCEDIMENTO:
1-Prepare a peça:lixe e remova todo o pó com trincha seca.
2-Passe na peça toda 2 demãos de pva camurça,intercalando secagem e sem deixar nenhuma falha,pois esta etapa é muito importante,pois do contrário,compromete o final do seu trabalho.Deixe a peça secar por 12 horas.
3-Agora vamos para o colorido da peça:No godê adicione um pouco de tinta a óleo terra de siena natural e algumas gotas de secante de cobalto,formando uma pasta,caucule uma quantia para passar em toda a pele da peça,dependendo da peça que escolheu faça uma mistura adequada para o tamanho da sua peça,passe no rosto,mãos e pés e tudo que for pele,  e retire em seguida com pano limpo fazendo a pátina,deixe secar por 30minutos.
4-Agora com o mesmo processo anterior,para cada cor que for aplicada,na minha peça,pintei o vestido da menina de Magenta,o lenço da menina de azul cerúleo,a camisa do menino de vermelho fogo,a calça do menino de azul da prússia,a cerquinha de marron van dick,,as flores pintei uma de cada cor aproveitando as cores que usei nas roupas,os cabelos dos dois pintei com sombra queimada,a base pintei de marron van dick alternado com um pouco de terra verde,o caule do ramalhete pintei com terra verde e o friso da base pintei com sombra queimada.Observando que em cada limpeza de cor tome cuidado para naõ manchar a peça,troque de pano em cada cor ,Ok?Mas se isso acontecer passe novamente o pva camurça em cima do erro,corrigindo,deixe secar e pinte novamente,e lave muito bem os pincéis com água raz na troca de cores.Deixe a peça secar por 24 horas.
5-Agora vamos aos detalhes da peça:pinte os olhos com o pva preto e a calcinha da menina com o pva branco.Deixe secar.
6-Com a peça já seca vamos fazer agora a douração,no godê misture a purpurina ouro rico e a goma laca incolor,na quantidade de 1 colher de café de purpurina para 2  de goma laca incolor,forrmando uma tinta dourada,dissolva muito bem e aplique com pincel fino nos detalhes da peça,como barras das roupas,mangas do vestido ,detalhe do lenço,enfim, onde quiser detalhes mais destacados na peça,passe 1 demão, deixando o dourado bem uniforme.Deixe a peça secar por 12horas.
6-Agora passe na peça toda 1demão de goma laca incolor intercalando secagem.
7-Dilua o betume com um pouco de água raz e passe na peça toda fazendo o envelhecimento da peça ,retire com pano limpo,finalizando assim mais um trabalho.Deixe secar por 24horas para manuseio.




Bem amigas,esta técnica fica linda se executada com disciplina dos intervalos de secagem das tintas,mas confesso que considero um pouco difícil,para iniciar comece com pequenas peças e depois para maiores trabalhos,assim vc adquire prática e terá lindos resultados!!!Qualquer dúvida deixe recadinho!!!Boa pintura,muitos Beijos  e boa semana para todas!!!

Um comentário:

  1. Ola Silvana, muito bonita a peça e interessante técnica, gostaria de saber se vc possui a peça sem pintar p venda do casal de namorados. abraços. Carlos

    ResponderExcluir

Visite e deixe seu comentário,pois ele é muito importante pra mim!!POIS UM BLOG SEM COMENTÁRIOS FICA SEM VIDA...COMENTE!!
Não faça comentários anônimos,deixe seu nome no início,comentários anônimos não serão POSTADOS.