Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PÁTINA EFEITO PEDRA -TEMA :TRIO DE PEIXES

OLÁ AMIGAS!!!Hoje vou postar uma técnica de pintura versátil e interessante tem uma aparência discreta e que pode ser ultilizada em vários  tipos de peças,aqui pintei um trio de peixes,acho que ficou bom!Então escolha sua peça e mãos á obra!!!!






MATERIAL:1 peça de gesso de sua preferência,1 kit craquelê incolor(marca acrilex)Tinta PVA latéx na cor branca,tinta á oleo de bisnaga nas  cores  preta e branca(marca acrilex),secante de cobalto,água-raz,panos limpose um godê.


PROCEDIMENTO:


1-Passe na peça toda uma demão de tinta pva branca na peça toda intercalando secagem entre uma mão e outra,deixe secar completamente.
2-Agora passemos para o kit craquelê:Passe uma camada de verniz base na peça e deixe secar por uma hora.
3-Agora aplique uma camada de craquelador e aguarde a secagem por uma hora.Voçe vai notar que o efeito das rachaduras começam aparecer duante a secagem do craquelador,total secagem ocorrerá em 24 horas.
4-Agora com a peça já seca e craquelada,passe uma demão de pva branco e deixe secar por 12horas.Lembro que é muito importante respeitar o tempo de secagem determinado em cada etapa das aplicações das tintas ,Ok?para obter o sucesso no final do trabalho.
5-Agora misture no godê:um pouco da tinta óleo(bisnaga)preta e um pouco da tinta óleo branca(bisnaga), mais algumas gotas de secante de cobalto e um pouco de água-raz ,esta mistura tem que virar uma pasta meio grossa e tom de chumbo,que vai funcionar como betume(envelhecedor)e ,não pode ficar muito liquido, pois não ficará no tom de pedra,afirmando que tem que ficar pastoso.
5-Agora com pincel macio passe esta mistura na peça e vá retirando com pano limpo,trabalhe por partes se a peça for grande.Faça esse processo por toda a peça, assim finaliza o trabalho.Voçe vai notar o efeito que vai ficar nas ranhuras rachadas do craquelê que agora vai sobressair dando o efeito cinza da pedra .Deixe secar por 12horas para manuseio.
Bom queridas amigas espero que tenham gostado!Boa pintura!

DICA:Depois que sua peça estiver seca ela pode ser envernizada se quiser ,pois muitas vezes são colocadas em varandas ou jardins dependendo da decoração, então para dar proteção na pintura use o verniz marítimo pra madeira ,incolor(encontrado em lojas de alvenaria) ,passe 1 demão.Existe outros vernizes no mercado mas certifique se pode ficar exposto ao tempo.Ok?Bjsss a todas!!!