Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2012

PINTURA MARFIM -TEMA:CASAL INDIANO

Olá amigas!! Hoje vou postar uma técnica de pintura muito bonita e também muito versátil que pode ser aplicada em vários tipos de peças :vasos, colunas, animais,temáticas, enfim... o que a sua imaginação escolher, aqui pintei um casal  de indianos ,então escolha a sua e boa pintura!!!!




MATERIAL:
1-Um casal de indianos(ou outra peça de sua preferência),termolina leitosa(solúvel em água)ou goma laca indiana que também serve como seladora para gesso(solúvel em álcool),eu sempre indico a termolina porque é mais ascessível no preço;tinta esmalte brilhante na cor marfim(da marca coral),Betume(solúvel em água raz),goma laca incolor(solúvel em álcool),purpurina ouro rico(encontra-se em pequenos potes em papelarias),panos limpos ,copinhos plásticos e pincéis.




PROCEDIMENTO:
1-Passe na peça toda uma demão de termolina leitosa intercalando secagem entre  uma mão e outra  sem deixar falhas ,pois se não ficar bem selada pode comprometer o final do trabalho.Deixe secar 2 horas.
2-Agora passe na peça 3 maõs de esmalte marfim intercalando secagem entre uma mão e outra sem deixar falhas,o tempo de secagem dessa tinta é de 12 horas de uma mão para outra,e esta etapa de secagem tem que ser respeitada para obter o sucesso do final do trabalho,OK?
3-Agora com a peça já completamente seca,misture  no copo plástico uma parte de purpurina ouro com duas partes de goma laca incolor misturando muito bem para que se dissolva completamente formando uma tinta dourada,passe esta mistura nos detalhes que vc quer destacar  na sua peça, sendo uma demão em cada local escolhido,sem deixar falhas pois este é o acabamento da peça,deixe secar 12 horas para manuseio.
4-Agora com a peça completamente seca dilua uma parte de betume para duas de água raz e passe na peça toda vá retirando com pano limpo,  fazendo a pátina envelhecida e concluindo assim o trabalho.Deixe secar  e lustre a peça com flanela,obtendo o brilho.


OBS:Quero lembrar que a combinação do dourado com o marfim fica lindo,mas pode-se excluir  a tinta dourada e deixar a  peça só marfim envelhecido,ficando uma peça mais discreta e séria ,aí fica a dica,OK?
Espero que tenham gostado da técnica, Boa Pintura e Bjsss a todas!!!!